Patrocínio


logo-sebrae

Apoio


SISTEMA FIRJAN e a Indústria Criativa

A indústria criativa está presente em diversos setores econômicos e com forte presença no estado do Rio de Janeiro. Por isso, desde o início dos anos 2000, o Sistema FIRJAN desenvolve projetos, intensificando a união entre as indústrias clássica e criativa. Já naquela época, a Federação criou os fóruns da Moda e do Audiovisual e incluiu o tema na primeira edição do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2008, o Sistema FIRJAN organizou o Rio Criativo, primeiro evento com grande relevância sobre o tema no país. No ano seguinte, foi a vez do SENAI Moda Design e apoio às ações culturais, como o Festival X-Tudo do SESI Cultural. Já em 2014, a Federação lança o primeiro Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil, estudo que confirma a força dessa indústria no país, cuja a força de trabalho gera um Produto Interno Bruto equivalente a R$ 126 bilhões/ano e representando 2,6% do PIB nacional.

Neste mesmo ano, o Sistema FIRJAN implementa o seu Programa da Indústria Criativa, unindo as ações dos diversos setores criativos sob o mesmo guarda-chuva. Agora, a Federação se prepara para inaugurar a Casa FIRJAN da Indústria Criativa, localizada no antigo Palacete Guinle, em Botafogo, e que será um espaço de articulação e reflexão empresarial para os diversos segmentos da indústria, formação para empreendedores e profissionais criativos, gerando valor para produtos, serviços e negócios.

Mídia oficial